Portal do Governo Brasileiro

altPara oficializar a instalação do Comitê de Mobilização Social pela Educação da região metropolitana de Manaus, capital do Amazonas, os integrantes do grupo de mobilizadores se reuniram, no dia 1º de dezembro, na sede do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Formado em sua maioria por profissionais da Educação, entre eles, representantes do Fórum de Educação do Amazonas (FEAM), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), o Comitê de Manaus tem como objetivo incentivar a interação família-escola-comunidade na capital amazonense.

Em encontro realizado no dia 6 de novembro, o Comitê recebeu novos membros e foi definido que sala localizada no prédio da pós-graduação da ESBAM será a sede do Comitê, cujo espaço será utilizado nas reuniões dos mobilizadores. A mobilizadora Cecília Maria Rodrigues de Souza, presidenta do FEAM e líder do Comitê local, ressaltou aos presentes que o grupo "continua aberto a ingressos".

A articulação do Comitê manauara teve início durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizada na cidade em agosto deste ano. Na ocasião, os voluntários destacaram as estratégias a serem priorizadas nas ações do Comitê, entre elas: conhecer e divulgar os indicadores de qualidade da educação das escolas locais, como a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); cobrar das redes municipal e estadual de Educação a criação e fortalecimento de conselhos escolares; e esclarecer aos pais e responsáveis os direitos que eles e seus filhos têm em relação à Educação.

Conheça abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Manaus e região metropolitana:

  • Cecília Maria Rodrigues de Souza – Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR) / Fórum de Educação do Amazonas (FEAM) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • José Augusto Cordeiro Barata Cordeiro Filho – Organização da Família (OFAM) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Wissilene Nelson de Oliveira Brandão – Secretaria Municipal de Educação (SEMED) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Paula Cecília Rodrigues de Souza – Fórum de Educação do Amazonas (FEAM) –Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Eliane Batista – Centro Universitário Nilton Lins – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Miguel Ângelo da Silva – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Rene Costa Menezes de Souza – Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR) – Fórum de Educação do Amazonas (FEAM) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Aglamir Prado da Silva – Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Therezinha Ruiz de Oliveira- Câmara Municipal de Manaus – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Geanne de Oliveira Valente – Escola do Legislativo do Estado do Amazonas Senador José Lindoso (ALEAM)
  • Gilson Gean Marcelo da Silva – Secretaria Municipal de Educação (SEMED) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Luiz Carlos Gonçalves Scantbelruy – Secretaria Municipal de Educação (SEMED) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Santelma Mendonça de oliveira – Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA)
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal