Portal do Governo Brasileiro
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Almirante Tamandaré, no Paraná, inicia o ano letivo com uma série de palestras nas escolas da rede direcionadas aos pais, às mães e demais responsáveis pelos estudantes sobre o tema Família que Projege. A primeira exposição será realizada a partir das 19 horas desta quarta-feira, 15 de fevereiro, na Escola Municipal Clair do Rocio Sandri, e tem como objetivo alertar os pais em relação ao seu papel na educação dos filhos e sobre a abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referente ao compromisso de cada cidadão e das famílias na formação dos jovens.

A diretora do Departamento de Ensino da Smec/Almirante Tamandaré e membro do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, Ângela Márcia Ferreira da Silva, explica que o tema das palestras é também o nome do projeto lançado pela Secretaria para organizar, entre outras atividades alusivas à Interação família-escola-comunidade, o circuito de exposições nas unidades de ensino. O projeto Família que Protege foi inspirado, ainda, no programa de formação Escola que Protege desenvolvido na Rede Estadual de Ensino do Paraná e direcionado aos educadores.

As palestras nas escolas municipais de Almirante Tamandaré serão conduzidas pela doutora em pedagoria, Ângela Mendonça, que também assessora o Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Paraná.


Mobilização Social pela Educação

A partir do segundo semestre de 2011, a Smec/Almirante Tamandaré colocou em prática o Projeto Itinerante de Mobilização Social pela Educação. A ação foi desenvolvida por meio da organização das escolas da rede em 10 grupos de trabalho, atendendo ao critério da aproximação por bairros.

Leia mais:Almirante Tamandaré (PR) incentiva Campanha de Mobilização na volta às aulas

Em 2012, as palestras do projeto Família que Protege darão continuidade a essas ações por meio de exposições individuais em cada unidade de ensino municipal. Para cada palestra, a Secretaria também convidou famílias de alunos e educadores das escolas estaduais. Assim, nesta quarta-feira, são esperados representantes das comunidades do Centro Municipal de Educação Infantil Regina Wolf, além do Colégio Estadual Alberto Krause.

As ações de incentivo à Interação família-escola-comunidade em Almirante Tamandaré contam, ainda, com a colaboração dos membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, grupo formado no final de 2011. Confira a seguir a relação dos integrantes:

Comitê Municipal de Mobilização Social pela Educação de Almirante Tamandaré (PR)

Professores/educadores:
Ângela Márcia Ferreira da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Anna Paula Olandoski Wolf Fontoura – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divina Aparecida de Laura Pinto
Dulce Vieira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nilcélia Gonçalves Rosa – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roseli Holoth - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Suelen Aparecida Serpa
Kellen Wanderlei Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bióloga:
Elizabeth Godke - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assistentes sociais:
Vanilda Fernandes de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Veridiane de Fatima Rodrigues Topel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instituições religiosas:
Rubens Batista dos Santos – Pastor Igreja Batista
Cleberson Adriano Evangelista – Padre Igreja Anjo da Guarda
Abigail Oliveira Karpinski – Igreja ABBA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Liderança Social:
Darclê Westphal da Cunha - Associação Dorcas – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Representante do Conselho do Fundeb:
Nailton de Oliveira Santa Bárbara – E.M. Coronel João C. de Oliveira
Representante da Apmf
José Daniel Dornelas E.M Ipê
Fabiana Cristina Stival Lopes - E.M. José Antoniacomi
Imprensa:Alessandro de Sales de Lara – Comunicação – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Empresário: Clóvis Fretta – Relevo Artefatos de Papel Ltda

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal