Portal do Governo Brasileiro

Com o objetivo de fortalecer as ações de estímulo à parceria entre famílias e educadores, a cidade mineira de Divinópolis recebeu, nos dias 26 e 27 de outubro, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, atividade realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). Entre os participantes, estiveram reunidos na atividade gestores escolares, representantes do Conselho Municipal de Educação e técnicos da Secretaria e da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis.

Durante a abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado Ferreira, e a secretária adjunta de Administração e Educação, Valéria Peres Gonçalves, ressaltaram a importância da mobilização da comunidade em prol da melhoria da qualidade do ensino público. Salientaram, também, a necessidade de criar redes de articulação para o atendimento de crianças em fase escolar e de investir continuamente na valorização dos profissionais da educação.

Reflexão semelhante foi proposta pelo coordenador da Equipe do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), professor Almeida Divino Gonçalves. “A população é, também, protagonista do processo educacional. O intuito dessa atividade de formação é nos capacitar para sensibilizar a sociedade, para que esta incorpore a educação como valor social e tenha uma educação de melhor qualidade”, ponderou o professor.

Para orientar os participantes sobre como adequar as diretrizes do Plano de Mobilização Social de Educação (PMSE), do MEC, à realidade divinopolitana, o representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, apresentou a lógica da mobilização – que consiste em envolver diversos setores da sociedade em função de um objetivo comum, o direito de aprender – e ofereceu sugestões de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade implementadas por mobilizadores em todo o País.

“Trabalhar com a família, criar grupos de discussão, conquistar parcerias, conhecer bem a situação educacional do seu município, conhecer e divulgar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), elaborar planos de ação e instituir dia municipal de mobilização são exemplos de como o mobilizador pode atuar”, apontou o representante do MEC.

Sérgio Maia também expôs o panorama da educação brasileira, destacando avanços e desafios, convidando os participantes a refletir sobre a realidade educacional do País e sobre como podem contribuir para proporcionar melhorias na educação em Divinópolis. Embora a cidade mineira já tenha atingido nota 6 no Ideb – meta projetada para ser alcançada em 2013 no município e média almejada para o País em 2022 – o palestrante reforçou que ainda há muito a se fazer pelo ensino público na cidade.

Divididos em grupos, os participantes discutiram as propostas do PMSE e elegeram prioridades para a atuação dos mobilizadores no município. A partir do debate, foi definido o Plano de Ação a ser implementado na cidade, que contém ações como articulação da Secretaria Municipal de Educação com outras secretarias para a promoção de atividades em conjunto, estratégias de divulgação do PMSE e do Ideb na cidade e parcerias com conselhos escolares.

Como resultado da Oficina, além do Plano de Ação, foi instituído o Comitê local de Mobilização Social pela Educação, composto por representantes de escolas municipais, do Conselho Municipal de Educação e da Equipe de Coordenação do Centro de Referência dos Profissionais da Educação “Professor Onésimo Sepúlveda” (CRPE).

Conheça abaixo a composição do Comitê de Mobilização de Divinópolis:

• Alessandra Aparecida de Andrade Malta – EM São Geraldo
• Almeida Divino Gonçalves – CRPE - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Ana Paula Cândida Faria – CRPE – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Cássia Petrônia Castro Soares – EM José Quintino Lopes e EE Ilídio da Costa Pereira – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Cláudio Gonçalves Guadalupe – Secretaria Municipal de Educação – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Douglas Emiliano Januário Monteiro – EE Vicente Mateus – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Elaine Kendall – CRPE – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Eliane Elisa Gonçalves – CRPE
• Geovani César Pereira – EE Helena Antipoff
• João Madeira – EM Profa. Hermínia Corgozinho – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• José Heleno Ferreira – Conselho Municipal de Educação – COMED – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Lídia Cristina Gonçalves – EM João Gontijo da Fonseca – lidyagonçEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Maria Ângela Gonçalves Machado – EM Dr. Sebastião – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Maria da Conceição Silva Leite – EM Prof. Darcy Ribeiro
• Maria Isabel Menezes – CRPE – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Michelle Cristina Carazza Maia – EM Prof. Odilon Santiago – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Nagete Aparecida Furtado Vieira Pedri – Superintendência Regional de Ensino - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Rejane de Souza Silveira – EM São José
• Rodrigo Rodrigues Ferreira – CRPE
• Waldete Garcia Sirineu – CRPE
• Zenádia Maria Melo Lui – CRPE – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse aqui o relatório completo da Oficina, produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal