Portal do Governo Brasileiro


As ações desenvolvidas em Governador Nunes Freire (MA) com o intuito de aproximar escola, família e comunidade foram destaque no I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação, evento promovido em outubro, em Fortaleza (CE). Conduzida pela secretária municipal de Educação de Nunes Freire, Ulenira Batista Ribeiro da Silva, a apresentação das boas práticas de Mobilização empreendidas na cidade maranhense integrou o Painel “Experiências de Interação Família-Escola-Comunidade”, atividade realizada na tarde do dia 13 de outubro.

Ulenira Batista iniciou sua exposição apontando que as ações de conscientização da comunidade a respeito da importância da interação família-escola vinham sendo apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire (SME) desde 2009, como reação a inúmeros relatos de professores e gestores sobre a ausência da participação das famílias na vida escolar dos alunos. Essas ações foram reforçadas quando os mobilizadores nunesfreirenses tomaram conhecimento, em 2011, sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação, a partir do blog e do site da Mobilização. 

A secretária de Educação enfatizou que a mobilização em Governador Nunes Freire também resulta de parcerias entre representantes de diversos segmentos sociais, como líderes comunitários e religiosos, profissionais da Educação, membros do Sindicato dos Trabalhadores e do Sindicato de Professores (SIMPROESEMA), entre outros. Ulenira destacou, ainda, a atuação dos agentes comunitários de saúde. “Os agentes de saúde foram incansáveis em todas as ações da mobilização”, afirmou.

 Entre as estratégias para a sensibilização da comunidade, Ulenira Batista relatou que a SME procurou atuar como mediadora entre educadores e familiares, ouvindo reclamações e sugestões de ambas as partes para, então, promover a aproximação entre elas. Para tanto, vêm sendo promovidas reuniões com as famílias nas unidades de ensino, abrindo espaço para que os pais e responsáveis pelos alunos esclareçam dúvidas e debatam com os educadores maneiras de participar mais efetivamente do cotidiano de estudos dos filhos.

Visitas às casas dos alunos, inclusive na zona rural, têm sido outra estratégia bem sucedida de mobilização. “Com o objetivo de vivenciar o dia a dia das famílias, identificar o contexto social em que estão inseridas e conhecer os problemas que os assolam e que são sempre usados nos discursos dos familiares que tentam justificar suas ausências na vida escolar dos filhos, a visita domiciliar se tornou uma das ações mais importantes e comoventes da campanha”, afirmou a secretária.

Para que as famílias visitadas não se esquecessem da mensagem levada pelos mobilizadores, foram afixados em locais estratégicos da casa – por exemplo, ao lado da televisão, no espaço em que mais se reuniam para conversar, entre outros – cartazes com orientações aos pais sobre como acompanhar a trajetória escolar dos filhos.

Além dos cartazes, nas atividades desenvolvidas em Governador Nunes Freire, os mobilizadores utilizaram uma série de materiais produzidos com o intuito de divulgar a Mobilização Social pela Educação e de conscientizar a comunidade sobre a interação família-escola. Outdoors, banners, calendários, camisetas, faixas, folders, além de divulgação em carro de som foram alguns dos recursos utilizados. A importância da interação família-escola-comunidade foi tema, ainda, do programa de rádio “Educação para todos”, realizado semanalmente.

Em agosto de 2011, a cidade realizou, em parceria com o Ministério da Educação, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, que reuniu também representantes de outros municípios maranhenses das regiões do Baixo e Alto Turi. Por iniciativa própria, a SME de Governador Nunes Freire havia promovido, em abril, evento de formação direcionado aos mobilizadores locais, a partir de orientações encontradas no blog e no site da Mobilização.

Durante a Oficina realizada em agosto, além de definir o plano de ação que vem sendo implementado na cidade desde então, foi anunciada também a instalação do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire.

Confira abaixo a composição do Comitê:

  • Adriana Patrícia Muniz – Professora – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Ana Cleide Sousa Silva – Coordenadora Pedagógica – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Anna Maria Ramalho da Silva - Conselho Municipal da Educação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Cicera Fernandes – Escola Ativa
  • Cleunice O. da Silva – Igreja Adventista – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Denilson pimenta Oliveira – UNBES – davy.morcegãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Edson Moraes dos Santos – UNBES
  • Eliúde Fonseca Candeira – Assembleia de Deus – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Elizabete Brito de Oliveira – Igreja Católica
  • Erislene de Oliveira Holanda – Coordenadora do Mais Educação – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Eronildes Ramos da Silva – Assembleia de Deus – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • José Ribamar Oliveira – Pe. Igreja Católica
  • Leudina Alves de Sousa – Gestora escolar
  • Maria Celma Sousa Silva – Coordenadora Pedagógica – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Maria Elenilda de Araujo Silva – Professora – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Maria José Siqueira Vasconcelos – Professora – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Maria Lucia Soares – Gestora
  • Marilia Danielle A. M. Aroucha – Igreja Batista – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Máximo Verde – Pe. Igreja Católica
  • Romildo Morbek – Igreja Adventista do 7º Dia – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Silvinha Vieira Nascimento – Coordenadora zona rural – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Imagens: Chico Gadelha

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal