Portal do Governo Brasileiro

A rede municipal de ensino de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, adotou a interação família-escola-comunidade como estratégia para continuar aprimorando a qualidade do ensino oferecido em suas escolas. De 2007 para 2009, a rede elevou de 3,6 para 5,4 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries iniciais do ensino fundamental, superando a meta de 5,3 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2013. No mesmo período, a rede aumentou de 4,2 para 4,6 o Ideb das séries finais do ensino fundamental, alcançando a meta estabelecida para 2015.

E a contribuição, nesse processo, do incentivo à participação das famílias no cotidiano de estudo dos alunos das escolas municipais de Uberlândia foi um dos temas debatidos durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado no dia 18 de agosto, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

Promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia e o MEC, a atividade de formação também teve como finalidade oferecer orientações aos educadores locais para o envolvimento dos segmentos organizados da sociedade, de representações do poder público de áreas correlatas à Educação, além de lideranças sociais e religiosas, em iniciativas que tenham como objetivo melhorar a qualidade do ensino público e, assim, garantir o direito de aprender.

A Oficina reuniu professores e gestores da educação infantil e de escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino que acompanharam as exposições do representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. Durante a atividade, ele ainda apresentou dados que retratam o panorama do ensino público no Brasil e apresentou os principais programas e ações do poder público de apoio à Educação.

Sérgio Maia também orientou os participantes da Oficina para o desenvolvimento da Mobilização pela Educação em Uberlândia. Como resultado das discussões promovidas durante o evento, os educadores da rede municipal de ensino formaram um Comitê de Mobilização Social pela Educação, grupo este que deverá coordenar as ações locais de incentivo à interação família-escola-comunidade.
Acesse aqui o relatório preparado pela equipe da SME sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Uberlândia.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Uberlândia tem a seguinte composição:

Adonai de Cássia Naves Rocha Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
André Luis Andrade dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Adriana Mariano Rodrigues Junqueira -
Laudiléia Rodrigues dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inês Naves Cunha de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valéria Cristina Souza dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sissi Silva Dias - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lislei Maria Silveira Arantes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciana Lemos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Simone Goulart Fonseca de Lima - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rejane Moreira Rodrigues - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal