Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
  • Notícias
  • BA: voluntários reforçam ações do Comitê de Mobilização de Social pela Educação de Lauro de Freitas
Família de alunos da Escola Municipal Jardim Talismã
O incentivo à interação família-escola-comunidade no município baiano de Lauro de Freitas tem sido conduzido pelo Comitê local de Mobilização Social pela Educação, por meio de várias ações para sensibilizar a sociedade e as famílias sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos dessa atenção para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Liderado pela mobilizadora Maria de Fátima Carvalhal de Matos Assis, que também coordena o Núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária NAMC) da Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Lauro de Freitas teve a adesão, no primeiro semestre de 2011, de duas novas mobilizadoras, Cleide Conceição de Souza e Suzana Reis, que reforçaram as ações desenvolvidas no município e, ainda, na região metropolitana de Salvador.

No mês de abril, por exemplo, Suzana Reis, conduziu a atividade de formação de mobilizadores sociais pela educação direcionada a cinco monitoras da coordenação pedagógica do Programa Mais Educação, que atuam na Escola Municipal Jacira Fernandes Mendes, no bairro de Itinga. A escolha das monitoras para a capacitação ocorreu em função do contato periódico dessas profissionais com a comunidade e as famílias dos alunos da escola.


Durante a formação, as monitoras foram orientadas a promover a interação família-escola-comunidade fazendo uso, entre outros meios, do conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolas dos seus filhos.

Em março, as famílias dos alunos, os professores e funcionários da Escola Municipal Jardim Talismã, outra unidade de ensino do bairro de Itinga, participaram de palestra sobre a Importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. A atividade também foi organizada pelos membros do Comitê de Mobilização de Lauro de Freitas.

“Para os professores da escola Jardim Talismã, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos oferece uma leitura proveitosa e é um importante instrumento para despertar o interesse dos pais em participar da trajetória de estudos dos filhos”, relata Suzana Reis.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas tem agora a seguinte composição:

Maria de Fátima Carvalhal de Matos Assis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cleide Conceição de Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Suzana Reis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rosângela Neves Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto dos Santos Bezerra - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Raimundo Mário dos S. Lemos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Com informações de Fátima Carvalhal, do Comitê de de Mobilização Social pela Educação de Lauro de Freitas (BA).
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal