Portal do Governo Brasileiro

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí (SP)
Profissionais da educação, representantes do Conselho Tutelar, das famílias de alunos e dos segmentos empresarial e social integram o Comitê de Mobilização Social pela Educação formado no município paulista de Jacareí. O grupo foi constituído durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado nos dias 14 e 15 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A partir das orientações recebidas durante a Oficina, direcionadas ao desenvolvimento de atividades de estímulo à interação escola-família-comunidade, o Comitê elaborou seu plano de ação que deverá reforçar as iniciativas locais de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas de Jacareí.

Conversar com os filhos sobre o que estão aprendendo na escola, conhecer os profissionais da unidade de ensino, acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos e matricular as crianças na educação infantil são algumas das ações que o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí deverá estimular junto aos pais de alunos do município.

A Mobilização Social pela Educação em Jacareí

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores

A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Jacareí, nos dias 14 e 15 de junho, foi promovida pela Semed em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e contou com cerca de 80 participantes. O evento de capacitação teve como finalidade reforçar as ações que a gestão da Educação municipal vem empreendendo com o objetivo de garantir a participação das famílias e da comunidade nas decisões administrativas e pedagógicas referentes às unidades de ensino.

Para garantir a criação e o funcionamento dos conselhos escolares e, por conseqüência, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nessas instâncias (pais, professores, funcionários e alunos, entre outros), o município instituiu em lei a existência dos conselhos e a realização periódica de eleições para escolha de seus membros.

Em 2009, a Mobilização Social pela Educação ganhou reforço em Jacareí por meio da impressão de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A reprodução foi custeada pela Secretaria Municipal de Educação que distribuiu o material às famílias de alunos da rede e promoveu atividades de sensibilização sobre a importância da atenção oferecida por pais, mães e responsáveis à trajetória de estudos das crianças e dos adolescentes.

Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Jacareí.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí tem a seguinte composição:

Almir Santos Gonçalves – assessor comunitário da Semed e presidente do Conselho Municipal de Educação  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Celeste Aparecida Faria Martins Machado – repr. das escolas conveniadas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Chrinilsen de Moura Nader Galochi - supervisora ensino fundamental - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Edilene da Silva Costa e Silva - supervisora ensino infantil - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Elaini Aparecida de Godoy Lima - mãe de aluno - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
João Roberto Costa de Souza - secretário municipal de Educação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Miriam de Oliveira Rosa Costa - diretora ensino fundamental - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Miriam Mariano - liderança social - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Regina Célia Garcia - diretora ensino infantil - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rodolfo José Serpa - conselho tutelar - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Silvana Morais de Souza - liderança social - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sonia Maria Nery Carvalho – repr. das escolas particulares - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Talita Grigorini da Silva Meirelles – repr. Fíbria/Votorantim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Valdir Antônio de Oliveira Barbosa - professor da rede estadual - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal