Portal do Governo Brasileiro

Os mobilizadores sociais pela Educação do município paulista de Bauru têm se empenhado em conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade do ensino. Durante este mês de agosto, as ações dos membros do Comitê de Mobilização local alcançaram as escolas estaduais José Aparecido Guedes de Azevedo, Professor José Viranda e Professor Luiz Castanho de Almeida, envolvendo familiares e educadores em atividades que estimulam a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos.

A Escola Estadual Professor José Viranda, localizada na Vila Giunta, recebeu a visita dos mobilizadores durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), no dia 8 de agosto. Nessa atividade, integrantes do Comitê de Bauru conversaram com os professores sobre a Mobilização Social pela Educação, enfatizando os benefícios que a boa relação entre escola e família pode trazer para o aproveitamento do ensino. A ação deu continuidade aos trabalhos iniciados na unidade escolar pelo pastor Gilberto Covolan, em maio deste ano.

No dia anterior, 7 de agosto, educadores e alunos das escolas estadualia Professor José Viranda e Professor Luiz Castanho de Almeida uniram-se aos representantes do Colégio Paraíso, uma instituição particular, para participar da Caminhada da Família. O evento teve como finalidade aproximar pais, alunos e profissionais da Educação e levar à comunidade a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, por meio de faixas com trechos da publicação. Os mobilizadores também entregaram faixas à Secretaria Municipal de Educação e à Diretoria de Ensino de Bauru, para que fosse feita a divulgação da Caminhada.

Para facilitar a participação dos familiares dos alunos nas reuniões de pais, a Escola Estadual Professor José Aparecido Guedes de Azevedo, na Vila Gimenes, ofereceu três horários – às 8h, 15h e 19h – para que os pais pudessem comparecer aos encontros no dia 5 de agosto, além de colocar educadores à disposição durante todo o dia para orientar os pais sobre como acompanhar a vida escolar de seus filhos. Os mobilizadores Maria Teresa Turtelli e Gilmar de Carvalho estiveram presentes nas atividades, conversando com as famílias sobre o conteúdo da cartilha da Mobilização. As ações na escola foram organizadas pela diretora Vânia Moreto e pela coordenadora Aline Figueira.

Fórum do Ensino Religioso

Os integrantes do Comitê de Bauru também divulgaram a Mobilização Social pela Educação no Fórum do Ensino Religioso promovido na cidade, no dia 9 de agosto. O Fórum contou com a participação de coordenadores das escolas estaduais e municipais e outros profissionais da Educação, além de representantes da Pastoral da Educação, de igrejas evangélicas e da União das Sociedades Espíritas em Bauru (USE).

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, membro do Comitê de Mobilização de Bauru.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social de Bauru-SP:

Rosimeire de Freitas Roveda – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nádia Botter Gil de Souza Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gilmar De Carvalho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Walkiria Del Guerra Valério - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
M. Teresa Turtelli Gil de Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gilberto Covolan - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Julia Fatima Souza João - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rayra Carvalho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal