Portal do Governo Brasileiro

altConquistar novas parcerias e fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade na região do Agreste Potiguar são algumas das metas do Comitê de Mobilização de Santo Antônio (RN), criado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores promovida na cidade no dia 19 de setembro. Entre os membros, o grupo de mobilizadores conta com a participação de educadores, representantes do Conselho Tutelar, da Pastoral da Criança e das secretarias municipais de Educação de Santo Antônio, Jundiá e Serra de São Bento.

Durante a Oficina que deu origem ao Comitê de Santo Antônio, os integrantes do grupo e demais voluntários receberam orientações para o trabalho como mobilizador e conheceram as estratégias e objetivos do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC). Foram apresentados, ainda, dados sobre a Educação no Brasil e na região e exemplos da implementação do PMSE em diversas localidades. Conduzida pela coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos, a capacitação integrou a programação da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte, que também contou com atividades na região do Seridó.

altCom o intuito de ampliar as ações de mobilização no Agreste Potiguar, a Oficina reuniu secretários de Educação dos municípios de Santo Antônio, Várzea, Jundiá, Serra de São Bento, Espírito Santo, Montanhas e São José de Campestre, que devem apoiar a atuação do Comitê na região. Além dos secretários, participaram da capacitação professores das escolas municipais e estaduais, pais e mães de alunos, membros do Sindicato dos Trabalhadores rurais, técnicos da Secretaria de Esporte e Cultura, dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente e representação dos professores dos municípios de Serrinha e Boa Saúde, bem como integrantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

A formação de mobilizadores foi marcada, ainda, por apresentações culturais realizadas por artistas da região, como o Poeta Xexéu, membro da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, e do Grupo Raízes Potiguares da Escola Estadual Filomena de Azevedo. De acordo com a coordenadora do PMSE/MEC, após o evento, os participantes relataram estar mais motivados para buscar melhorias para a Educação. "Além da criação do Comitê, a atividade teve como resultado maior compromisso dos presentes com a educação como um direito de todos", afirma Ivanete.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santo Antônio e região:

alt

  • Allison Maykell Correia de Oliveira – professor da rede municipal de ensino de Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Genilson Melo de Oliveira – secretário de Educação do município de Jundiá – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Hosana Maria Medeiros – vice diretora em Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • João Maria Cabral – representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
  • José Edson Alves Bezerra – professor de Educação do Campo
  • Maria das Dores de Oliveira – professora e conselheira em Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Maria do Socorro Nicolau – professora em Santo Antônio
  • Maria Francenilda de Oliveira – representante da Secretaria de Educação de Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Goreth Orrico – vereadora e professora em Santo Antônio
  • Maria Neuza do Nascimento Pereira – representante da Secretaria de Educação de Serra de São Bento – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Olifa Mendes – membro da Pastoral da Criança e professora em Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Tereza Verônica Herculano Rodrigues – membro do Conselho Tutelar de Santo Antônio – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal