Portal do Governo Brasileiro
oficinapb

Mobilizadores de 23 municípios da Paraíba, de seis municípios pernambucanos e da capital potiguar, Natal, participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Campina Grande (PB), nos dias 11 e 12 de junho. A Oficina teve como objetivo orientar a ampliação do trabalho desses atores em suas comunidades, bem como conquistar novas adesões ao Plano de Mobilização Social pela Educação.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Comitê de Mobilização da Paraíba, a atividade de formação contou com a participação de representantes de secretarias municipais de Educação, unidades do Serviço Social da Indústria (SESI), escolas estaduais e municipais, conselhos tutelares e escolares, movimentos sociais, associações comunitárias e do segmento religioso, entre outros.

Da Paraíba, além de Campina Grande, estiveram presentes mobilizadores de João Pessoa, São João do Cariri, Rio Tinto, Cruz do Espírito Santo, Igaracy, Patos, Ingá, Caturité, Cuité, Olivedos, Sousa, Borborema, São José dos Ramos, Ibiara, Juazeirinho, Esperança, Queimadas, São Francisco, Amparo, Puxinanã, Lagoa Seca e Pocinhos.

O estado de Pernambuco, por sua vez, esteve representado na atividade por voluntários de São Bento do Una, Itapissuma, Paranatama, Vicência, Cedro e São José do Egito.

Durante a Oficina, os mobilizadores receberam orientações para o desenvolvimento de atividades que incentivem a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Puderam, ainda, tomar conhecimento sobre os principais programas do poder público de apoio à melhoria da educação básica, bem como sobre os indicadores da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Dia de Mobilização em São João do Cariri

Em 28 de maio de 2010, a Câmara Municipal de São João do Cariri (PB) aprovou, por unanimidade, a Lei que instituiu a data de 15 de abril como dia D da Mobilização Social pela Educação no Município. A proposta foi apresentada pelo vereador Cristovam Bezerra.

Azimar Fernandes, liderança da mobilização na Paraíba, destaca que São João do Cariri é a primeira  cidade  no  estado  a  aprovar  essa  importante lei. “A adesão do poder público à Mobilização Social pela Educação demonstra a percepção por parte da  sociedade referente aos efeitos da  mensagem  proposta  pelo movimento que  é   bastante  claro  quando  destaca  que  Educação não é atribuição exclusiva da escola  e sim de todos os segmentos da sociedade como conselhos tutelares e escolares, igrejas, unidades de ensino, ministério público, poderes  judiciário, executivo e legislativo, além de pais e alunos”, pondera.

A aprovação da Lei resulta da atuação dos membros do Comitê de Mobilização de São João do Cariri, criado no dia 1º de maio, junto aos representantes do Executivo e Legislativo. Alguns desses mobilizadores participaram da Oficina realizada em Campina Grande.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de São João do Cariri:

1) Adriana Tavares de Araújo - representante do Grupo A.A.
2) Cristiano Almeida do Nascimento - representante da Igreja Católica - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3) Cristovam Bezerra Rodrigues - vereador
4) Edvam Farias de Araújo - representante das Associações Comunitárias e conselheiro escolar
5) Emília Maria Ribeiro Rodrigues Araújo – secretária/membro do Conselho Tutelar - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
6) Francisco Joaquim Júnior - conselheiro tutelar - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7) Gema Galgany Cordeiros de Sousa - representante dos pais - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
8) Gerlania de Sousa Costa - representante da Secretaria Municipal de Educação, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
9) Isac Farias Costa - Professor da EEEFM Jornalista José Leal Ramos e conselheiro Tutelar - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
10) José Barbosa de Andrade - representante das Igrejas Evangélicas
11) José Rogério Rocha do Nascimento - Diretor da Escola Municipal N.S. dos Milagres
12) Josefa Telma de Freitas - representante dos Agentes Comunitários de Saúde
13) Luciana Garcia Felipe - representante do Clube de Mães e conselheira escolar
14) Maria Emilia Pereira Medeiros de Brito - Secretaria de Acão Social do Município
15) Petrucio Clécio Alves de Oliveira – geógrafo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
16) Rita de Cássia Batista de Brito Neves - representante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dep.Tertuliano de Brito - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
17) Rosa de Lurdes Alves Santana - representante das Pastorais Sociais - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
18) Wanderley Barrêto Simões - representante dos Estudantes e da Ordem Demolay no Município - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal