Portal do Governo Brasileiro
Dia Municipal da Mobilização Social pela educação é instituído em diversas cidades do País.

Belo Horizonte (MG)

O dia 19 de setembro está escolhido pela capital mineira, Belo Horizonte, para marcar o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. A data será inserida no Calendário Oficial de Festas e Eventos do município e servirá como mote para fomentar a efetiva participação das famílias na vida escolar dos filhos.

A instituição da data teve iniciativa do vereador Arnaldo Godoy que também participa do Comitê de Mobilização local. Por meio desta ação, os mobilizadores de Belo Horizonte vão promover ações para sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social; a respeito do compromisso social na afirmação do direito de todos à educação de qualidade; e sobre o papel de cada um como protagonista dessa ação.

Arroio do Sal (RS)


Por iniciativa do prefeito de Arroio do Sal (RS), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez o lançamento, em 14 de agosto, do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação.

Santa Inês (MA)


Em Santa Inês (MA), 10 de julho de 2009 foi a data escolhida para celebrar o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que instituiu a data. Nesse dia é comemorado o nascimento da professora Conceição Freire, uma das primeiras educadoras da cidade e que teve relevante dedicação à formação dos habitantes locais.

Unaí (MG)

Durante a Conferência Municipal de Educação de Unaí, realizada em junho de 2009, foi anunciado o envio, pelo prefeito à Câmara dos Vereadores, do projeto de lei que institui o Dia Municipal de Educação. A data escolhida para a mobilização dos morados locais é o último dia de aula do primeiro semestre.
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal