Portal do Governo Brasileiro

altComo resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Nova Olinda (PB) nos dias 7 e 8 de novembro de 2013, profissionais da Educação, lideranças sociais e religiosas e representantes das secretarias de Educação dos municípios paraibanos de Nova Olinda, Pedra Branca e Santana dos Garrotes que participaram do evento deram início à articulação dos Comitês de Mobilização de suas cidades. A formação marcou, ainda, a definição de ações a serem desenvolvidas pelos mobilizadores em 2014.

Entre as atividades priorizadas pelos voluntários para aproximar familiares e educadores, estão previstas, especialmente no período de volta às aulas, visitas às famílias de alunos para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A ação foi sugerida aos voluntários pelo presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Jacob Pereira Neto, que também é coordenador do Mais Educação e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em Nova Olinda.

altAmpliar o número de parcerias é outra meta que foi destacada como prioritária pelos mobilizadores paraibanos durante a Oficina. Na capacitação, estiveram presentes representantes de diversas instituições, como escolas, creches municipais, igrejas evangélicas e empresas locais, além de órgãos governamentais, como secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Assistência e Administração, CME, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entre outros, e os mobilizadores esperam envolver ainda mais segmentos sociais nas ações. Entre os parceiros almejados pelos mobilizadores, estão a Igreja Católica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os demais conselhos municipais e associações comerciais e de bairros.

altConduzida pela representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, a Oficina de Formação de Mobilizadores em Nova Olinda foi articulada junto ao MEC por iniciativa da secretária de Educação do município, Maria Lucilene Medeiros. O evento contou com exposições sobre as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, bem como exemplos de sua implementação em diversas localidades. Os mobilizadores receberam, ainda, informações sobre os avanços e desafios da Educação no Brasil, conheceram os fundamentos da interação família-escola-comunidade e foram orientados a replicar boas práticas de Mobilização em suas cidades.

De acordo com Doris Cardoso, a Oficina alcançou seus objetivos. "Todos os participantes saíram bastante animados e conscientes da importância da mobilização social para a melhoria da educação em seus municípios. O resultado foi bastante positivo, com um público bastante participativo e interessado, que comentou, inclusive, sobre a importância dos conhecimentos e experiências repassados por meio da Oficina e sobre a relevância da Cartilha como instrumento de conscientização", afirmou.

Leia mais sobre a Oficina e confira mais imagens do evento no site da Prefeitura de Nova Olinda.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal