Portal do Governo Brasileiro

altCoronel Pilar, no Rio Grande do Sul, é o mais novo município a instituir em lei o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação. As datas, a serem comemoradas em 19 de setembro – em homenagem ao aniversário do educador Paulo Freire – e na semana em que incidir o dia, foram estabelecidas pela Lei Municipal nº 624/2013, sancionada no dia 16 de agosto pelo prefeito Lourenço Delai.

A criação da Lei foi anunciada à equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no dia 27 de agosto, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Bento Gonçalves. Na oportunidade, o secretário de Educação de Coronel Pilar, Ivan Batista Agatti, e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Solange Lazzari, entregaram cópia do texto da Lei ao representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos.

"A ação simboliza os compromissos assumidos pelo desenvolvimento da educação e pelo fortalecimento da relação entre escola, família e comunidade em Coronel Pilar", destacou Paulo Ronaldo.

Além sugerir atividades para a Semana de Mobilização, como realização de eventos, confecção e distribuição de materiais para estimular o debate sobre a importância da interação família-escola e divulgação da Mobilização Social pela Educação nos meios de comunicação locais, a Lei também prevê a possibilidade da Secretaria Municipal de Educação tornar obrigatória a realização de ações nas escolas, durante todo o ano letivo, com o intuito de estimular o envolvimento da comunidade.

Confira aqui a Lei nº 624/2013, que institui o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação em Coronel Pilar (RS).

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal