Portal do Governo Brasileiro

Novos materiais de divulgação:

Os mobilizadores sociais pela Educação contam com novos materiais de apoio ao trabalho de divulgação sobre a importância da interação família-escola em suas comunidades. Produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizados na seção “Materiais para Mobilização” do blog e do site esses instrumentos podem ser impressos ou utilizados em apresentações eletrônicas.

Entre os novos instrumentos de Mobilização, os mobilizadores podem imprimir e distribuir em suas atividades a filipeta, que contém recomendações retiradas da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Estão disponíveis, ainda, arquivos para impressão de adesivos, marcadores de página, banners e cartazes, além da imagem da nova marca da Mobilização Social pela Educação, que pode ser inserida nos materiais produzidos pelos próprios mobilizadores.

Clique no nome de cada material para conhecer mais sobre ele:

Filipeta – destaca algumas orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Produzida em uma página em frente e verso, é mais fácil de ser transportada e possui custo de impressão reduzido em relação a outros materiais.

Marcador de página – material de divulgação da Mobilização para distribuição em larga escala. Contém os endereços do blog e do site da Mobilização para que a comunidade mobilizada acesse e conheça mais sobre o tema.

Adesivos (em formato redondo ou quadrado) – versáteis, podem ser utilizados e afixados em camisetas e outros materiais pelos mobilizadores durante suas atividades, bem como distribuídos à população, ajudando a divulgar a Mobilização Social pela Educação.

Banner – arquivo para impressão em tamanho 1,5m X 1,0m. Pode ser utilizado em eventos em escolas, reuniões com os pais e divulgação junto à comunidade.

Cartaz – de tamanho menor que o banner, pode ser impresso em papel, em formato A3 e afixado em diversas localidades.

Marca (desenho oficial da Mobilização) – Ilustração de autoria do cartunista Ziraldo para a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, a marca da Mobilização auxilia na identificação da Mobilização Social pela Educação pelos mobilizadores e pela comunidade. Recomenda-se a sua utilização em materiais sobre interação família-escola produzidos pelos mobilizadores e parceiros.

Materiais de formação e divulgação:

Os materiais a seguir apresentam informações mais detalhadas sobre a Mobilização Social pela Educação, facilitando o conhecimento por parte dos mobilizadores sobre essa ação do Ministério da Educação. As orientações reunidas nesses documentos também auxiliam os mobilizadores no planjemanento de seu trabalho de divulgação sobre a importância da interação família-escola-comunidade.

  • Plano de Mobilização Social pela Educação - principal referência para o trabalho de Mobilização, traz orientações e sugestões de ação para os mobilizadores. As atividades sugeridas pelo Plano de Mobilização são norteadas por diretrizes que correspondem às boas práticas encontradas em escolas onde os alunos têm alcançado bons índices nas avaliações do MEC.
  • Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação – versão do Plano de Mobilização direcionada às igrejas, com adaptações das atividades de Mobilização ao contexto das entidades religiosas.
  • Folheto - traz, de forma resumida, as principais diretrizes do Plano de Mobilização e a lógica da Mobilização, além de dicas às famílias e informações sobre a importância da participação na educação dos filhos. Para ser distribuído em larga escala.
  • Versão adaptada para o uso durante o período eleitoral - Cartilha “Famílias, Acompanhem a vida escolar de seus filhos”. Contém dicas e orientações para o cuidado com a educação em casa e na escola. Deve ser usada como um instrumento complementar à atuação junto às famílias, com explicação sobre seu conteúdo e a importância de cada ponto abordado.
    - Para impressão
    - Visualização eletrônica
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal