Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
O Banco de Boas Práticas Mobilização Social pela Educação oferece um sistema de busca que facilita o acesso a informações sobre experiências bem sucedidas de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas por voluntários individuais, grupos de mobilizadores e demais parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) que representam segmentos organizados ou o poder público.

O Banco de Boas Práticas Mobilização Social pela Educação reúne exemplos de ações de fácil aplicação, empreendidas por meio de recursos simples e que foram realizadas por Comitês de Mobilização; representantes de instituições religiosas, entidades do terceiro setor e empresas; voluntários individuais; titulares e demais membros de secretarias de Educação; e profissionais que atuam nas escolas.

As práticas desenvolvidas por esses mobilizadores têm como finalidade estimular o envolvimento da sociedade em iniciativas que visem à melhoria da qualidade da educação pública e, do mesmo modo, impulsionar a participação das famílias na trajetória de estudos dos filhos para o alcance do sucesso escolar.

Os relatos contidos no Banco de Boas Práticas Mobilização Social pela Educação podem inspirar mobilizadores de todo o País na replicação dessas experiências em suas comunidades, com as devidas adaptações, de modo a chamar a atenção da sociedade para o compromisso de todos e cada um dos brasileiros com a garantia da qualidade da educação.

Faça a busca no sistema do Banco de Boas Práticas Mobilização Social pela Educação e confira se os exemplos contidos nele podem fazer parte do plano de ação do grupo de mobilizadores do qual você faz parte ou se alguma dessas experiências pode inspirar o Comitê de Mobilização de sua região.

Como realizar a busca por uma Prática

Na atualização realizada em 2012, uma das novidades do Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação é o registro das experiências por município, tendo em vista o trabalho articulado e a atuação em instâncias comuns por parte dos atores que desenvolvem as experiências em cada localidade.

Assim, você pode realizar a busca no banco escrevendo uma palavra, frase ou um nome de município no campo Termo para busca. Em Práticas, é possível selecionar uma ou mais ações de mobilização. O item Estado dá acesso a experiências realizadas em determinada unidade da Federação. E, se o seu interesse é aprender com mobilizadores de segmento social semelhante ao que você atua, busque a prática pelo item Parceiro. Todos esses itens podem também ser combinados para refinar sua busca.

Outra inovação no relato de cada experiência em 2012 é sistematização de informações pontuais como a população do município; a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2005 a 2011; o contato da liderança local do PMSE; os parceiros do município envolvidos na Mobilização Social pela Educação; as estratégias empregadas; os instrumentos adotados; os desafios enfrentados; os resultados alcançados; e as perspectivas de cada localidade para a continuidade das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal