Portal do Governo Brasileiro
Última Atualização: 10/02/2014
Acessos: 3603

altDesde 2011, as escolas da rede pública do município paranaense de Altônia têm se esforçado para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias dos alunos. Apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, as ações de mobilização nas unidades de ensino avançaram ainda mais em 2013 e devem ter continuidade durante todo o período letivo de 2014.

Escola Municipal Carlos Gomes

Na Escola Municipal Carlos Gomes, pais e responsáveis, profissionais da Educação e representantes do Conselho Escolar se reuniram, no dia 27 de novembro do ano anterior, para definir atividades que aproximem educadores e familiares a serem desenvolvidas em 2014. O encontro contou com exposições sobre o conteúdo da Cartilha conduzidas pela mobilizadora e coordenadora do 1º ao 5º ano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Altônia, Maria de Lourdes Freitas da Silva.

Além da Cartilha, a pauta da atividade na EM Carlos Gomes incluiu esclarecimentos sobre programas e projetos realizados na unidade de ensino e sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os participantes receberam, ainda, orientações sobre como acompanhar tarefas e trabalhos escolares.

altEscola Municipal Antoine Elias Estephan

Incentivar a interação família-escola também é uma das estratégias para melhorar o aproveitamento do ensino da Escola Municipal Antoine Elias Estephan, localizada no Bairro Cidade Nova. No dia 17 de outubro, familiares e membros da comunidade foram à escola para conhecer projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos – entre eles, o Projeto de Leitura, que vem estimulando a formação de novos leitores na unidade de ensino.

Assim como na EM Carlos Gomes, a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi tema de apresentação conduzida na EM Antoine Elias pela representante da Semed, Maria de Lourdes Freitas. Com o auxílio da equipe de educadores da instituição de ensino, a mobilizadora distribuiu exemplares da Cartilha e botons com os dizeres "Para a educação melhorar, todos devem participar" e conversou com os pais de alunos sobre as orientações contidas no material.

alt"Eu, como mobilizadora social pela Educação e coordenadora, estou sensibilizada com os resultados obtidos nesta escola. Os pais têm estado mais presentes na escola e na vida dos filhos, estou feliz com o trabalho que vem sendo realizado neste município", declarou Maria de Lourdes.

Escola Municipal Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim

Ainda em outubro do ano anterior, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim também realizou atividade com o intuito de unir pais de alunos, professores e comunidade. Mais uma vez, a apresentação sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, promovida no dia 9 daquele mês, foi o meio encontrado pela mobilizadora Maria de Lourdes para estimular a discussão sobre como os familiares podem se envolver de maneira mais efetiva na trajetória educacional.

Com o apoio da direção da EM e de outros profissionais da instituição, durante a ação, os participantes conheceram projetos da escola e receberam informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino em conjunto professores do 1º, 2º e 3º anos.

A mobilizadora e coordenadora da Semed, Maria de Lourdes Freitas, elogiou a participação dos familiares de alunos no evento. "Foi surpreendente o número de pais e responsáveis que participaram da palestra, superando as expectativas dos gestores da escola", destacou.

Com informações de Maria de Lourdes Freitas, mobilizadora social pela Educação em Altônia (PR).

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal