Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação promovida pelo SESI (PB)

Práticas:: Ações pontuais, PMSE como pauta de eventos
Parceiros: Outros parceiros
Unidade(s) Federativa(s): PB
Descrição:

Contato

Sandra Regina Medeiros Lucena – coordenadora do Programa Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) e coordenadora do Primeiro Segmento (Alfabetização da EJA- 1ª a 4ª série)

sandraregina@fiepb.org.br

sandramedeiros2005@hotmail.com

Liderança (ator responsável)

SESI – Serviço Social da Indústria da Paraíba.

Parceiros

Comitê de Mobilização Social pela Educação.

Estratégias empregadas

Participação no Comitê local de Mobilização Social pela Educação

O SESI-PB é integrante dos Comitês de Mobilização Social pela Educação de Campina Grande e João Pessoa. Representantes da entidade participam regularmente das reuniões, colaborando com o planejamento e a avaliação das atividades, e das ações de mobilização desenvolvidas no estado, como a realização de palestras em escolas. Em Campina Grande, inclusive, as reuniões do Comitê ocorrem na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), instituição à qual o SESI está vinculado.

Um dos exemplos de ação de mobilização desenvolvida pelo SESI-PB no âmbito do Comitê de Campina Grande foi a palestra para 65 pais da Escola Municipal Tertuliano, no município de Queimadas. A atividade contou com a participação da representante da Diocese de Campina Grande.

Apoio estrutural à realização de ações de mobilização social pela educação pelo Comitê local

Para colaborar com a viabilização das ações de mobilização social pela educação no estado, em 2011 o SESI doou ao Comitê de João Pessoa um kit multimídia composto por um notebook e Datashow. Os equipamentos são usados nas atividades desenvolvidas pelos mobilizadores em municípios do estado.

Participação em Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

O SESI-PB participou da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada pelo MEC em Campina Grande, em 2011. A intenção foi fortalecer as ações de mobilização desenvolvidas pela entidade no estado.

Constituição de Comitê Interno de Mobilização Social pela Educação

O SESI-PB criou um Comitê interno para planejar e realizar ações de mobilização social pela educação no âmbito da entidade. Composto por funcionários da entidade, o Comitê realiza reuniões bimestrais. As atividades têm sido realizadas nas escolas SESI, nos Centros de Atendimento ao Trabalhador (CATs), em indústrias e empresas vinculadas à instituição e e em edições do Projeto Ação Global.

Realização de ações de mobilização social pela educação nas escolas SESI

Unidades do SESI-PB em todo o estado contam com escolas de Ensino Fundamental I e II e Médio e com Centros de Atendimento ao Trabalhador (CAT) que oferecem turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são destinadas aos trabalhadores da indústria e seus dependentes e à comunidade.

O Comitê interno do SESI realiza ações de mobilização junto aos alunos de suas unidades. São palestras sobre a importância dos pais acompanharem a vida escolar das crianças e adolescentes. No caso dos alunos de Ensino Fundamental e Médio, os participantes são estimulados a repassarem as orientações para seus responsáveis. Já os estudantes de EJA são, na maior parte, pais de alunos da rede pública de ensino, que são mobilizados a participarem de forma ativa da educação de seus filhos.

As palestras incluem a apresentação de elementos constitutivos do direito à educação, como o direito à merenda de qualidade, por exemplo. Os pais são orientados a participar do Conselho de Alimentação Escolar e de outras instâncias da gestão da escola, bem como a reivindicar melhorias.

O Comitê interno do SESI também organiza ações de formação de coordenadores pedagógicos e professores para atuação como mobilizadores. Na EJA, os atores são capacitados para apoiar os alunos no acompanhamento escolar de seus filhos, monitorando suas ações e dando novas orientações. Nos Ensinos Fundamental e Médio, a formação é direcionada para a divulgação da mobilização junto à comunidade local.

Realização de ações de mobilização nas indústrias e empresas vinculadas ao SESI

O Comitê do SESI-PB realiza reuniões com os funcionários de indústrias e empresas vinculadas à instituição sobre a importância das famílias se envolverem na vida escolar de crianças e adolescentes. A ação ocorre em parceria com a gestão dos CATs, que realizam reuniões periódicas nas indústrias. Os encontros são estruturados em torno dos conteúdos da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, que é distribuída entre os participantes.

Algumas das empresas – principalmente as de grande porte – têm Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). Anualmente, são organizadas reuniões com os funcionários para disseminar informações relativas à prevenção de acidentes de trabalho. O Comitê interno do SESI tem aproveitado as reuniões para falar sobre a mobilização social pela educação e a importância dos pais acompanharem a vida escolar de seus filhos.

A mobilização ocorre também junto ao setor de Recursos Humanos das empresas. Em parceria com a gestão dos CATs, que realizam reuniões regulares com as empresas, representantes do Comitê interno do SESI apresentam as cartilhas, falam sobre a importância da promoção da interação escola-família-comunidade e as formas dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos. O objetivo é formar multiplicadores para atuarem com os funcionários.

Nas empresas que desenvolveram algum tipo de ação de mobilização, o Comitê afixa panfletos em murais localizados em áreas de grande fluxo de pessoas, como recepções, sala de descanso e sala de jogos.

Divulgação do PMSE no projeto Ação Global

Anualmente, o SESI realiza nas comunidades do entorno de suas unidades o projeto Ação Global. Em parceria com a Rede Globo, o projeto é desenvolvido em todo o país e envolve todos os programas da instituição relacionados à educação, saúde, lazer e responsabilidade social. São oferecidos serviços gratuitos para trabalhadores da indústria e seus dependentes como cortem de cabelo,

Na Paraíba, a mobilização social pela educação entrou na pauta das atividades do Ação Global. A programação inclui distribuição de cartilhas e conversas com os participantes a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e palestras em escolas rurais do interior da Paraíba.

Realização de ações de Mobilização Social pela Educação em igrejas

Atendendo a chamados, o Comitê interno do SESI promove atividades em igrejas para disseminar informações acerca da importância da interação escola-família-comunidade. Foi o caso da Igreja Deus do Brasil, que teve como público alvo mães da escola do bairro, presidentes de entidades sociais locais e comunidade em geral. Com base nas cartilhas, foi dada uma palestra e realizado um debate com os participantes.

Instrumentos de mobilização utilizados

Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos

A cartilha produzida pelo MEC é usada nas ações de mobilização desenvolvidas pela instituição.

Principais desafios enfrentados

A representante do Sesi-PB aponta entre os principais desafios enfrentados a dificuldade de mobilizar voluntários para atuarem nas ações de mobilização social pela educação; a falta de conscientização dos pais de que são corresponsáveis pela educação de seus filhos (que esta não é somente dever do estado); e a baixa mobilização dos familiares para participarem das palestras.

Resultados principais

A conscientização dos pais de que a participação nas escolas dos filhos é um direito é o principal resultado apontado pela representante da instituição.

Perspectivas

O SESI-PB vem dando continuidade às ações de Mobilização Social pela Educação.

?

 

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal