Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação promovida pelo SESI (RN)

Práticas:: Ações pontuais, Formação/Oficina sobre o PMSE, Mobilização de municípios vizinhos, PMSE como pauta de eventos, Lei sobre Dia e/ou Semana de Mobilização Social pela Educação, Criação de Comitê de Mobilização Social pela Educação
Parceiros: Outros parceiros, Ministério Público, Secretarias de Educação e Escolas
Unidade(s) Federativa(s): RN
Descrição:

 

Contato

Marcelo Dantas - gestor da área de Responsabilidade Social do Sesi-RN

marcelodantas@rn.sesi.org.br

Liderança (ator responsável)

Serviço Social da Indústria (Sesi) do estado do Rio Grande do Norte.

Parceiros

Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte, Intertv Cabugi (afiliada local da Rede Globo) e secretarias municipais de Educação.

Metodologia - estratégias empregadas

Participação no Comitê local de Mobilização Social pela Educação

O Sesi-RN é integrante do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte. Seus representantes participam regularmente das reuniões, colaborando com o planejamento e a avaliação das atividades, e das ações de mobilização desenvolvidas pelo Comitê no estado.

Disseminação da mobilização social pela educação em municípios do estado

Em parceria com o Comitê local, o Sesi promove a divulgação da mobilização social pela educação em municípios do estado nos quais a entidade desenvolve o Projeto Criança 2000. O Projeto Criança 2000 tem por objetivo "prevenir e tratar patologias pediátricas e ginecológicas de crianças e adolescentes, melhorar a qualidade do ensino público dos municípios visitados, despertar nos gestores municipais e empresários a importância da implantação e manutenção de atividades preventivas e educativas, saneamento básico e programas de responsabilidade social nos municípios e empresas visitados".

Representantes do comitê visitam as cidades participantes, distribuem a cartilha produzida pelo MEC e realizam palestras e debates com as famílias sobre a importância do acompanhamento escolar das crianças e adolescentes. Participam dos eventos professores, gestores e técnicos das secretarias municipais de Educação.

As Secretarias de Educação são estimuladas a realizar ações de mobilização nas escolas, juntamente aos professores e pais, viabilizando, assim, a disseminação das mensagens relativas à importância do acompanhamento escolar das crianças e adolescentes pelas famílias.

Dezenove municípios já participaram das ações: Serra Caiada, Lajes, Upanema, Cruzeta, Jardim do Seridó, Caicó, Pedra Preta, Carnaúba dos Dantas, Galinhos, Tibau, Arêz, Currais Novos, Macaíba, Pureza, São Gonçalo, Carnaubais, Cerro Corá, Itaú, Itajá e Parelhas.

Segundo a representante do Comitê, devido à falta de estrutura operacional, não tem sido possível viabilizar apoio e acompanhamento aos municípios após as visitas, principalmente nas localidades mais distantes. Em alguns locais mais próximos, como o município de Vera Cruz, Parnamirim e Macaíba o acompanhamento tem sido realizado.

Divulgação das ações de mobilização na mídia

Uma parceria com a Intertv Cabugi – afiliada local da Rede Globo – permite a divulgação na mídia das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Criança 2000, incluindo a mobilização social pela educação. A pauta integra a programação dos telejornais locais, contribuindo com a sensibilização das famílias para a importância de acompanhar a vida escolar das crianças e adolescentes

Instrumentos de mobilização utilizados

Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos

A cartilha produzida pelo MEC é utilizada nas ações desenvolvidas pelo Sesi. Exemplares da publicação são distribuídos entre os participantes das ações de mobilização e seu conteúdo pauta as apresentações feitas nos municípios.

Principais desafios enfrentados

O representante do Sesi aponta a falta de material impresso para apoiar as atividades e estrutura limitada do Comitê local para acompanhamento das ações realizadas como os principais desafios enfrentados.

Resultados principais

A realização de ações de mobilização social pela educação em 19 municípios do Rio Grande do Norte, envolvendo um público estimado de 2.044 pessoas (1.627 pais ou responsáveis e 417 professores) é o principal resultado apontado pelo representante do Sesi-RN. O representante observa que os resultados alcançados são potencialmente melhores quando há um comprometimento do secretário municipal de Educação da cidade visitada com a divulgação da mobilização.

Perspectivas

O Sesi programa dar continuidade às ações desenvolvidas, visitando 20 municípios do estado para disseminar o Plano de Mobilização Social pela Educação.

 

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal