Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação em Tabira (PE)

Práticas:: Ações pontuais, Mobilização em igrejas, Ação com famílias, Mobilização em escolas, Formação/Oficina sobre o PMSE, PMSE como pauta de eventos
Parceiros: Outros parceiros, Setor Público, Secretarias de Educação e Escolas, Entidades do terceiro setor, Empresas, Instituições religiosas
Unidade(s) Federativa(s): PE
Descrição:

 

População

26.427 habitantes (IBGE – Censo 2010).

 

 

Evolução no Ideb (Ensino Fundamental - redes públicas)

 

idebtabira - microsoft word

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Aílson Alves de Sousa - conselheiro tutelar e presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Tabira.

Liderança (ator responsável)

Conselho Tutelar.

 Parceiros

Secretaria Municipal de Educação, Pastoral da Criança, rádio comunitária Tabira FM, rádio Cultura FM, rádio Cidade Tabira FM, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Alimentação Escolar, comerciantes e blogs (www.blogdocauerodrigues.com; www.tabirahoje.com.br; tabiradetodos.blogspot.com; www.tabiranoticias.com.br; blogtabiraemtempo.blogspot.com; conselhotutelartabira.blogspot.com).

 Estratégias empregadas

Realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

 As atividades de Mobilização Social pela Educação em Tabira foram iniciadas pelo Conselho Tutelar em resposta a um chamado do Ministério da Educação. Algum tempo após o início dos trabalhos, foi realizada, em parceria com o MEC e a Secretaria Municipal de Educação, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Além dos parceiros, participaram do evento representantes de órgãos públicos municipais, instituições religiosas, professores, gestores escolares e pais de alunos. Os objetivos da capacitação foram formar novos mobilizadores e reforçar e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas na região.

 Também participaram da oficina representantes de municípios vizinhos, integrantes do Vale do Pajeú: Serra Talhada, Solidão, Carnaíba, Itapetim e Ingazeira. A ideia era que, após a oficina, articulassem ações conjuntas visando a fortalecer o projeto em âmbito regional.

 Disseminação da mobilização em outros municípios

 Conselheiros tutelares e mobilizadores de Tabira disseminam o Plano de Mobilização Social pela Educação junto a colegas conselheiros de cidades vizinhas. A apresentação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos guia a ação, que explora as estratégias de incentivo à interação família-escola que podem ser colocadas em prática. Os municípios visitados pelos conselheiros são: Água Branca, Amparo, Cacimbas, Emas, Manaíra, Monteiro, Patos, Sumé, Tavares e Zabelê, na Paraíba, e Carnaíba, Fernando de Noronha, Flores, Ingazeira, Iguaraci, Itapetim, Santa Terezinha e Solidão, em Pernambuco.

 Realização de ações de mobilização social pela educação em conselhos e programas municipais

 Os conselheiros tutelares de Tabira divulgam o Plano de Mobilização Social pela Educação em conselhos e programas municipais, como o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

 A partir da apresentação da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, aborda-se a importância da interação escola-família-comunidade. Os representantes dos conselhos e programas são orientados a distribuir cartilhas em suas ações e a mobilizar os pais para acompanharem a vida escolar das crianças e adolescentes.

 Como parte das ações de mobilização social pela educação, o CAE de Tabira tem visitado escolas do município para saber a opinião dos alunos a respeito da merenda, entendida como um direito que precisa ser promovido com qualidade. Para orientar sua atuação, o conselho convidou a ONG Ação Fome Zero, de São Paulo, para realizar uma formação direcionada aos conselheiros.

 Realização de ações de mobilização em escolas

 Os mobilizadores de Tabira realizam reuniões em escolas para divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, eles são convidados para participar de reuniões de pais e mestres para conscientizá-los sobre a importância da interação escola-família. Nos encontros, a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos é apresentada em projetores, discutindo-se frase por frase. As ações também são desenvolvidas em eventos promovidos pelas escolas para os familiares de alunos, como a comemoração do dia das mães, seguindo a mesma dinâmica.

 A evasão escolar, na condição de temática importante para o Conselho Tutelar, é tratada especialmente nas reuniões. Fala-se sobre como a interação escola-família pode prevenir casos de evasão e abandono. Abordam-se também assuntos correlatos como bulling.

 Visitação de famílias com alunos evadidos

 Os conselheiros tutelares, principais lideranças da mobilização social pela educação em Tabira, visitam as famílias de alunos evadidos com a finalidade de fazê-los retornar à escola. Conversam com os pais e filhos, falam sobre a escolarização obrigatória e a importância dos familiares acompanharem a vida escolar de crianças e adolescentes. Exemplares da cartilha produzida pelo MEC são distribuídos.

 Divulgação da mobilização nas comemorações do 7 de setembro

 Anualmente, as escolas de Tabira escolhem um tema para orientar os desfiles comemorativos do Dia da Independência do Brasil – 7 de setembro. A partir de iniciativa dos mobilizadores locais, foi celebrado um acordo com a Secretaria Municipal de Educação para adotar a mobilização social pela educação como a temática de 2011. Com o apoio da prefeitura e de comerciantes, as escolas produziram faixas, cartazes e camisetas com mensagens da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos.

 O desfile foi preparado, ainda, com o apoio de mobilizadores que, em suas visitas às escolas, participam de reuniões de pais e mestres para expor o conteúdo da Cartilha. Esses mobilizadores colaboraram, também, com a preparação a realização de encontro com profissionais da Educação Infantil promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Tabira. Na ocasião, os conselheiros tutelares e voluntários da mobilização, expuseram a mensagem da cartilha, enfatizando a importância da participação das famílias no cotidiano de estudos dos alunos para a melhoria da qualidade do ensino.

 Para estimular o debate sobre a educação como um valor social, os mobilizadores apresentaram o curta-metragem de animação Vida Maria, produzido por Márcio Ramos. O vídeo conta a história de uma menina de 5 anos que é levada pela mãe a deixar os estudos para trabalhar, seguindo um padrão de comportamento que se repete há gerações.

 Realização de ações de mobilização social pela educação em eventos diversos

 Os mobilizadores de Tabira buscam divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em eventos diversos. Nas ocasiões, os voluntários conversam com os participantes sobre a importância da interação escola-família-comunidade e distribuem exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Um dos exemplos desses eventos foi o "Dia da Cidadania", promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social.

 Realização de ações de mobilização social pela educação em igrejas

 A Pastoral da Criança é parceira dos conselheiros tutelares na mobilização social pela educação no município de Tabira. Os coordenadores da instituição apresentam a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos para famílias, conversam sobre seu conteúdo, estimulam que interajam mais com as escolas. Os padres são estimulados a falar sobre a mobilização nas missas e outros encontros com a comunidade. A Pastoral participou também de eventos de divulgação da mobilização, como o "Dia da Cidadania", descrito acima.

 O bispo se comprometeu em realizar, em 2012, palestras direcionadas às famílias tabirenses para incentivar os pais a participarem da vida escolar dos alunos.

 Estabelecimento de parcerias com empresas

 O Conselho Tutelar de Tabira – principal parceiro da Mobilização na cidade – conquistou o apoio de 23 comerciantes locais para a produção das faixas com mensagens da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Cada comerciante ficou responsável pela confecção de uma das faixas, que foram afixadas em pontos estratégicos no município.

 Divulgação da mobilização em programa de rádio

 A fim de alcançar mais famílias de Tabira, mobilizadores locais inseriram a pauta da mobilização social pela educação no programa de rádio Sonho de Criança, veiculado semanalmente na rádio comunitária Tabira FM pelos conselheiros tutelares e parceiros da mobilização no município. Os apresentadores leem e comentam trechos da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Os voluntários produziram também vinhetas com frases da cartilha que são veiculadas na rádio e em carros de som e na feira livre.

 Instrumentos de mobilização utilizados

 Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos

 A Cartilha é o material que apoia todas as ações de mobilização social pela educação desenvolvidas em Tabira.

 Faixas

 Faixas com mensagens da Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos foram produzidas com o apoio de comerciantes locais e afixadas em pontos estratégicos da cidade.

 Principais desafios enfrentados

 A falta de recursos do Conselho Tutelar para viabilizar materiais de apoio às ações de mobilização é o principal desafio enfrentado na opinião do conselheiro tutelar e mobilizador de Tabira entrevistado pelo MEC.

 Resultados principais

 O conselheiro tutelar e mobilizador de Tabira entrevistado pelo MEC aponta o aumento do interesse da família em participar da vida escolar dos filhos como o principal resultado das ações desenvolvidas no município.

 Perspectivas

 Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, pretende-se constituir o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Tabira. Alguns dos participantes da Oficina de formação realizada em parceria com o MEC demonstraram interesse em compor o colegiado. Planeja-se também intensificar o calendário de palestras para famílias em igrejas.

 

?

 

 

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal