Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação em Jacareí (SP)

Práticas:: Divulgação da mobilização social pela educação na mídia, Mobilização em igrejas, Ação com famílias, Ação com Comunidade, Mobilização em escolas, Criação de Comitê de Mobilização Social pela Educação
Parceiros: Outros parceiros, Ministério Público, Setor Público, Secretarias de Educação e Escolas, Empresas, Instituições religiosas, Comitês de Mobilização Social pela Educação
Unidade(s) Federativa(s): SP
Descrição:

População

211.214 (IBGE - Censo 2010).

Evolução no Ideb (redes públicas)

idebjacarei

Fonte: Inep/ MEC.

Contato

Almir Santos Gonçalves – assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação e presidente do Conselho Municipal de Educação - almir.santos@firewall.jacarei.sp.gov.br

(12) 3955-9202

Liderança (ator responsável)

Secretaria Municipal de Educação.

Parceiros

Conselho Local de Mobilização Social pela Educação, Ministério Público, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Instituto Votorantim, igrejas cristãs, associações de moradores de bairro.

Estratégias empregadas

Realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Para reforçar as ações de mobilização social pela educação no município de Jacareí, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC, realizou a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Entre os cerca de 80 participantes, estiveram presentes diretores de escolas, professores, especialistas em educação, pais, conselheiros escolares, tutelares e de educação, representantes de entidades, de associações de bairros e do projeto Parceria Votorantim pela Educação e gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, foi elaborado um plano de ação para as ações de mobilização que inclui estimular as famílias a manter as seguintes práticas: conversar com os filhos sobre o que estão aprendendo na escola, conhecer os profissionais da unidade de ensino, acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos e matricular as crianças na Educação Infantil.

Instituição de Comitê Local de Mobilização Social pela Educação

Na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação foi constituído o Comitê de Mobilização Social pela Educação do município de Jacareí, composto por profissionais da educação, representantes do Conselho Tutelar, das famílias de alunos e dos segmentos empresarial e social.

Estabelecimento de parcerias com instituições religiosas

Padres e pastores são parceiros da mobilização social pela educação no município. Em missas e cultos, disseminam mensagens acerca do valor social da educação e estimulam a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Estabelecimento de parceria com o Grupo Votorantim

Jacareí é um dos municípios participantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação, uma iniciativa do Instituto Votorantim que promove ações estruturadas de mobilização social pela educação em 30 municípios brasileiros, por meio da criação de Grupos de Mobilização e Grupos de Apoio à Gestão Pública, da disponibilização de instrumentos e materiais e de apoio técnico para a realização, o acompanhamento e a avaliação de ações de aproximação escola-família.

Articulação com outras empresas

A partir da experiência com o Grupo Votorantim, o Comitê local de Mobilização Social pela Educação vem procurando estabelecer parcerias com outras empresas atuantes no município. Com comerciantes, têm sido realizadas articulações para divulgação de dicas de envolvimento da família na educação escolar de crianças e adolescentes em seus estabelecimentos.

Formação de equipes escolares para promoção da interação escola-família-comunidade

Ao identificar a postura comum entre as escolas de se queixarem da não participação das famílias e de não se abrirem de fato para a comunidade, a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê local de Mobilização Social pela Educação formularam ações de sensibilização e formação das equipes escolares para propiciar a interação escola-família-comunidade.

Com as diretoras escolares, a Secretaria realiza formação com temáticas relacionadas à interação escola-família-comunidade. As gestoras são preparadas para desenvolver ações de conhecimento do entorno da escola, identificar os alunos que demandam apoio especial e mobilizar as famílias e comunidades para participação na vida escolar das crianças e adolescentes.

Os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) são utilizados para trabalhar com os professores. Os docentes são estimulados a desenvolver uma postura ativa na promoção da interação escola-família-comunidade. A principal ação fomentada é buscar conhecer melhor os alunos que apresentam dificuldades, saber quem são, como, com quem e onde vivem. A partir daí, podem preparar melhor as atividades destinadas àquelas crianças e aos adolescentes.

Realização de ações de mobilização em escolas

O Comitê local de Mobilização Social pela Educação realiza encontros em escolas municipais para abordar a importância da interação escola-família. Nos eventos, são distribuídos exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, feitas apresentações do Rap do Ideb (criado no município) e de paródias envolvendo pais e alunos e realizadas encenações de peça teatral por representantes da Igreja Católica. O anúncio das reuniões tem sido feito por meio de carro de som.

Divulgação de mensagens da mobilização social pela educação nas laterais de ônibus

Outra estratégia adotada pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí para sensibilizar as famílias é a afixação da mensagem Pais, acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas laterais dos ônibus da cidade. Para tanto, o grupo está preparando uma proposta de lei de iniciativa popular que será encaminhada ao legislativo municipal.

Divulgação da mobilização em eventos diversos

A sensibilização e mobilização de famílias também ocorre por meio da participação do Comitê de Mobilização Social pela Educação em eventos diversos, como as comemorações do dia 7 de setembro e a Feira do Livro. Nas ocasiões, mobilizadores uniformizados com camisetas da mobilização expõem faixas com a frase Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, montam stands e conversam com a população sobre a importância da participação na vida escolar das crianças e adolescentes.

Fortalecimento dos Conselhos Escolares

A adesão do município de Jacareí à mobilização social pela educação foi conjugada às ações de fortalecimento dos Conselhos Escolares. Desde 2009, o município paulista vem desenvolvendo um processo de criação e fortalecimento de Conselhos Escolares nas escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal. O objetivo é envolver diversos setores da sociedade na construção da gestão democrática nas escolas públicas da cidade.

O processo foi marcado pelas seguintes etapas: realização de ações informativas nas escolas sobre o que é o Conselho Escolar, sua constituição e atribuições; mobilização dos diversos segmentos da comunidade (pais, professores, alunos e funcionários) para se inscreverem no processo eleitoral para escolha dos conselheiros; desenvolvimento de ações educativas com as crianças sobre funcionamento do processo eleitoral; realização de eleição direta da comunidade escolar, com quase 11 mil votantes e 748 conselheiros eleitos, incluindo crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e oferecimento de atividades de formação para atuação nos Conselhos.

Para envolver os conselheiros escolares na mobilização social pela educação, a Secretaria de Educação de Jacareí incluiu o tema em dois encontros municipais de Conselhos Escolares. Uma representante do MEC esteve presente em um deles, no qual expôs dados sobre a educação pública no Brasil e apresentou aos conselheiros sugestões de como discutir o conteúdo da Cartilha Família: acompanhem a vida escolar dos seus filhos com pais e mães de alunos de unidades públicas de ensino. Além de exemplares da cartilha, os conselheiros receberam um folheto explicativo que cita os setores organizados da sociedade envolvidos na mobilização social pela educação e cópias do Plano de Mobilização que reúne, entre outras informações, dicas sobre como cada segmento da sociedade pode promover a mobilização.

Mobilização para adesão de alunos à Educação de Jovens e Adultos

O segmento de alunos membros dos Conselhos Escolares da rede municipal de Jacareí elaborou um plano de ação para mobilizar os adultos que não tiveram oportunidade de estudar para se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno – cerca de 80 – confeccionou e entregou um convite a um adulto de seu conhecimento. O Comitê Local, em parceria com a Secretaria de Educação, fará o monitoramento das adesões em 2013..

Participação em rede de proteção integral de crianças e adolescentes

As ações de Mobilização Social pela Educação no município têm articulação com a Rede Protetiva de Crianças e Adolescentes, uma rede de proteção dos direitos da infância e adolescência criada em 2010 por iniciativa da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Jacareí. Com a participação de secretarias municipais e estaduais, órgãos públicos, conselhos e entidades, a rede trabalha na criação e no desenvolvimento de um fluxo de trabalho integrado entre todos os órgãos que atuam em prol dos direitos da criança e do adolescente na comarca.

Os mobilizadores sociais pela educação participam de reuniões da rede, nas quais estimulam os diversos órgãos e entidades representados a se engajarem nas ações de mobilização.

A parceria com a rede ocorre também pelo encaminhamento de alunos com necessidade de apoios específicos.

Instrumentos de mobilização utilizados

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (MEC)

O município de Jacareí imprimiu exemplares da cartilha elaborada pelo MEC para distribuição às famílias de alunos das escolas da rede.

Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

O kit de cadernos do programa desenvolvido pelo MEC é utilizado na formação dos conselheiros escolares.

Hino de Mobilização Social pela Educação

A Secretaria Municipal de Educação fez uma paródia da música Chora me liga, de João Bosco e Vinicius, para ser usada como hino da Mobilização Social pela Educação no município.

Principais desafios enfrentados

Segundo o representante da Secretaria Municipal de Educação, os maiores desafios encontrados nas ações de mobilização social pela educação foram:

• A resistência inicial dos profissionais da educação quanto à participação dos pais e comunidade na gestão escolar. Vigorava a ideia de que a diretora era quem mandava na escola e muitos não aceitaram de antemão que a comunidade poderia compartilhar a gestão por meio dos Conselhos.

• Visão inicial da participação como mais um problema para a escola lidar.

• Saber lidar com a expectativa de que as mudanças na participação nas escolas ocorram rapidamente: é necessário tempo para mudar a cultura.

Resultados principais

Segundo o representante da Secretaria Municipal de Educação, os principais resultados alcançados têm sido:

• Diminuição das ocorrências de vandalismo nas escolas.

• Conscientização das famílias de que a educação é um direito e que elas podem e devem participar da educação escolar de seus filhos.

• Maior índice de famílias procurando as escolas.

• Maior índice de participação das famílias nos eventos convocados pelas escolas.

• Aumento do número de pais interessados em participar do conselho do Fundeb.

Perspectivas

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí programa dar continuidade ao trabalho desenvolvido, envolver mais parceiros na mobilização social pela educação e planejar ações específicas para as regiões onde há menos pessoas engajadas.

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal