Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação em Bataguassu (MS)

Práticas:: Ação com famílias, Mobilização em escolas, Formação/Oficina sobre o PMSE, PMSE como pauta de eventos, Lei sobre Dia e/ou Semana de Mobilização Social pela Educação, Criação de Comitê de Mobilização Social pela Educação
Parceiros: Outros parceiros, Secretarias de Educação e Escolas, Empresas, Instituições religiosas
Unidade(s) Federativa(s): MS
Descrição:

População

19.839 (IBGE, Censo 2010)

Evolução no Ideb (rede pública)

idebbataguassu

Fonte Inep/MEC

 

 

 

Contato

Maria Pereira da Silva - secretária municipal de Educação

(67) 3541-1703/ 1470/ 2598

semec.batag.ms@uol.com.br

Liderança (ator responsável)

Secretaria Municipal de Educação.

Parceiros

Comitê de Mobilização Social pela Educação, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, policiais militares, membros de instituições religiosas e de associações.

Estratégias empregadas

Realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Sob liderança da Secretaria Municipal de Educação (SME) e com o apoio do MEC, foi realizada, em 2011, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Bataguassu.

Criação de Comitê Local de Mobilização Social pela Educação

Dois Comitês de Mobilização Social pela Educação foram criados por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O primeiro, em abril de 2010, foi oficializado na ocasião de lançamento do Plano de Mobilização Social da Educação. Em maio de 2011, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, foi criado o segundo comitê, localizado no Distrito Nova Porto VX de Novembro.

Instituição de Semana de Mobilização Social pela Educação

A agenda da Semana de Mobilização Social pela Educação, realizada em maio de 2011, incluiu os seguintes eventos:

• Encontro de pais, representantes de conselhos e órgãos responsáveis por temas ligados à criança e ao adolescentes, lideranças educacionais, técnicos da SME e comunidade em geral. Promovido pelo Comitê de Mobilização, teve como finalidade fomentar a participação das famílias na vida escolar das crianças e adolescentes.

• Palestra sobre a influência da mídia na vida das crianças, adolescentes e jovens.

• Reuniões do Comitê de Mobilização Social pela Educação, nas quais diretores escolares apresentaram experiências de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos. A reunião teve participação da secretária municipal de Educação, lideranças sociais, profissionais da educação de unidades de ensino municipais, estaduais e particulares e do setor de patrulha escolar da Polícia Militar.

Divulgação da mobilização em eventos diversos

A Secretaria Municipal de Educação de Bataguassu procura aproveitar as oportunidades que surgem para mobilizar as famílias de crianças e adolescentes em ocasiões diversas. Os mobilizadores conversam com os pais sobre a importância de sua participação na escola e no acompanhamento escolar dos filhos, distribuem a cartilha do MEC e um panfleto produzido pelo município.

Visitação das residências dos alunos

Professoras, coordenadoras pedagógicas e inspetores de alunos realizam visitas às residências de alunos que estejam apresentando algum tipo de dificuldade. O objetivo é conscientizar os familiares acerca da importância da colaboração com a educação escolar dos filhos. Entre os assuntos abordados estão a assiduidade na escola, o acompanhamento da lição de casa e o apoio aos estudos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também entra na pauta das visitas. O indicador é apresentado e os pais são informados que o resultado do município é influenciado também pelo envolvimento das famílias. As visitas incluem as família de alunos de Educação de Jovens e Adultos, entre os quais há um alto índice de evasão.

Realização de ações de mobilização em escolas

A Secretaria Municipal de Educação realiza reuniões e palestras em escolas visando mobilizar os pais para uma participação ativa na educação escolar dos filhos. Nessas ocasiões, são distribuídos cartilhas e panfletos como materiais de apoio. O município também desenvolve atividades como gincanas e peças teatrais, com aborgantes sobre o tema da mobilização.

Desenvolvimento de projetos por escolas

Assinatura de termo de compromisso com os pais

Uma das seis escolas da rede municipal confeccionou um termo para assinatura de pais de alunos que se comprometem em serem parceiros da escola e acompanhar a vida escolar dos filhos.

Estabelecimento de parceria com órgãos diversos

Duas escolas do município firmaram parcerias com a Polícia Militar (patrulhamento escolar e Programa Nacional de Resistência às Drogas - Proerd), o Conselho Tutelar, as secretaria municipais de Saúde e Educação, o Projeto Amigos da Escola e a Promotoria Pública.

Instrumentos de mobilização utilizados

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Folheto

Folheto produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Bataguassu com apoio de empresas locais com dicas de participação dos pais na escolarização dos filhos.

Principais desafios enfrentados

Segundo a secretária municipal de Educação, o principal desafio vivido pelo município tem sido o de mobilizar as famílias a participarem de forma efetiva da vida escolar dos filhos. Apesar do trabalho realizado, os pais muitas vezes não se empenham em serem parceiros da escola. Para ela, o contexto econômico dificulta a participação: muitos pais são de famílias de baixa renda, trabalham muito e têm pouca disponibilidade de tempo para participar da vida escolar dos filhos e das atividades organizadas pelas escolas.

Principais resultados

Segundo a secretária municipal de Educação, o principal resultado verificado é a melhoria da formação dos estudantes, dimensionado por meio das avaliações realizadas nas escolas.

A secretária aponta, também, que em algumas escolas a proporção de participação dos pais tem crescido substancialmente.

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal