Portal do Governo Brasileiro
  • Página Inicial
Voltar

Mobilização Social pela Educação em Bagé (RS)

Práticas:: Divulgação da mobilização social pela educação na mídia, Ação com Comunidade, Mobilização em escolas, Formação/Oficina sobre o PMSE, Lei sobre Dia e/ou Semana de Mobilização Social pela Educação
Parceiros: Outros parceiros, Ministério Público, Setor Público, Secretarias de Educação e Escolas, Entidades do terceiro setor, Instituições religiosas
Unidade(s) Federativa(s): RS
Descrição:

População

116.794 (IBGE - Censo 2010)

Evolução no Ideb (redes públicas)

idebbage

  Fonte: Inep/ MEC.

Contato

Márcia Loguercio Paiva - coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais - marcialoguercio@yahoo.com.br

Liderança (ator responsável)

Secretaria Municipal de Educação

Parceiros

Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Conselhos Escolares, Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM).

Estratégias empregadas

Realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Em parceria com o MEC, a Secretaria Municipal de Educação de Bagé realizou Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação para orientar os voluntários atuantes no município. O evento contou com a participação de pais de alunos, professores, representantes de associações de bairros, de entidades religiosas e das equipes diretivas das escolas.

Instituição de Dia da Mobilização Social pela Educação

O Dia da Mobilização Social pela Educação é comemorado anualmente em Bagé. Nesta data, a Secretaria Municipal de Educação promove uma série de eventos. Em 2011, uma caminhada com aproximadamente 4 mil pessoas foi realizada na cidade, com participação de representantes de escolas, universidades e sociedade civil. Foi também realizada uma blitz no trânsito: em semáforos, estudantes da rede municipal afixaram adesivos nos carros e entregaram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos para motoristas e transeuntes.

Concomitantemente, em uma praça na principal avenida da cidade, alunos de escolas que desenvolvem o programa "Mais Educação" fizeram apresentações de dança, percussão, hip hop, judô, teatro e capoeira, entre outras.

Nas escolas, foram oferecidos serviços para a comunidade, como corte de cabelo, maquiagem, verificação de pressão arterial, aplicação de flúor nos dentes e doação de livros, além da entrega das cartilhas produzidas pelo MEC.

O calendário de comemoração incluiu a realização de uma mesa redonda em uma escola municipal com participação do promotor da Infância e Juventude de Bagé, de representantes do Conselho Tutelar, do Programa Cidadão Bageense e da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com professores, funcionários e pais de alunos.

Divulgação da mobilização em eventos diversos

A mobilização social pela educação tem feito parte da programação de vários eventos realizados em Bagé. Os mobilizadores do município aproveitam todas oportunidades que têm para propagar mensagens que ressaltam a importância do acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes. Entre os eventos de que têm participado, destacam-se reuniões em escolas, formações de educadores, os promovidos por entidades religiosas e os relativos a datas comemorativas do município.

Um desses eventos foi o Dia Nacional de Ação Voluntária, promovido pela Fundação Bradesco. A atividade reuniu pais de alunos, profissionais da educação e a comunidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano. Em um stand especialmente montado para as ações de mobilização social pela educação, mobilizadores distribuíram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conversaram com os participantes sobre a mensagem da publicação.

Outro evento com participação da equipe de Mobilização Social pela Educação foi o desfile em comemoração ao Dia 7 de setembro. Os mobilizadores de Bagé convidaram mães de alunos de escolas públicas para integrar a "ala das mães", na qual, trajadas com camisetas da mobilização, divulgaram mensagens de estímulo à interação família-escola.

Divulgação das ações de mobilização na mídia

As ações de mobilização social pela educação em Bagé têm figurado na pauta de jornais, revistas e programas televisivos. As mídias contribuem para a propagação das mensagens relacionadas à importância do acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes.

Desenvolvimento da campanha Educar é participar da vida escolar dos seus filhos

Uma das principais estratégias para inserir a pauta da mobilização social pela educação na gestão do ensino público em Bagé é a campanha Educar é participar da vida escolar dos seus filhos, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação.

A abertura da campanha ocorreu na caminhada realizada nas comemorações do Dia da Mobilização Social pela Educação, da qual participaram aproximadamente 4 mil pessoas, entre representantes de escolas, universidades e sociedade civil.

Na atividade, educadores e alunos usaram camisetas com a marca da campanha e distribuíram adesivos, folhetos com orientações aos pais e exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

A campanha contou também com faixas e outdoors afixados pela cidade e com um vídeo publicitário divulgado em emissoras de rádio e televisão de Bagé. O vídeo aborda a importância da participação da família na educação de crianças e jovens.

Acesse aqui o vídeo da campanha Educar é participar da vida escolar dos seus filhos produzido pela Secretaria Municipal de Educação de Bagé.

Realização de reuniões de mobilização nos bairros

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bagé, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, têm incentivado profissionais de escolas públicas da zona leste da cidade a se reunirem para planejar atividades de mobilização a serem desenvolvidas junto às suas comunidades.

Desenvolvimento de projetos por escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Bagé estimula que as escolas da rede insiram a pauta da mobilização social pela educação em seus eventos e que desenvolvam atividades de interação escola-família-comunidade.

Algumas escolas têm se destacado nesse sentido:

Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Frederico Petrucci

A EMEI Frederico Petrucci promoveu a "Blitz do Carinho". Em frente ao estabelecimento escolar, profissionais da educação e voluntários falaram sobre a importância do acompanhamento do cotidiano escolar dos alunos pelos pais e distribuíram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos motoristas que passavam pelo local. A cartilha da Mobilização Social pela Educação também foi distribuída no evento em homenagem ao Dia das Mães realizado na unidade de ensino.

Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Zezé Tavares

Com o apoio da Santa Casa de Caridade de Bagé, a escola reuniu pais, professores e funcionários da Santa Casa que têm filhos matriculados no estabelecimento de ensino para divulgar as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. No evento, a escola expôs faixas com o texto "Educar é... participar da vida escolar dos seus filhos", confeccionadas pela Secretaria Municipal de Educação de Bagé. A atividade contou com apresentações culturais organizadas pelos educadores.

A parceria com a Santa Casa envolveu, ainda, a divulgação da mensagem "Pai, mãe: sua participação é importante, acompanhem a vida escolar de seus filhos" no contracheque dos funcionários.

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Germano

A EMEF Padre Germano foi a escolhida para a realização de evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Bagé com o objetivo de conscientizar a comunidade a respeito de temas relevantes para a melhoria da qualidade da educação. Com participação de pais de alunos e profissionais da educação, o evento teve exposições conduzidas por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SMTAS), da Vara da Infância e Juventude, do Conselho Tutelar e do Conselho Escolar que atua na instituição de ensino. O encontro contou com o apoio, ainda, de representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAEB) da Prefeitura Municipal de Bagé.

O representante da SMTAS apresentou um panorama do Bolsa Família em Bagé. O juiz da Vara de Infância enfatizou a valorização e a qualificação do professor como fator essencial para a melhoria do ensino oferecido nas escolas do município. O representante do Conselho Tutelar, por sua vez, ressaltou o papel dos pais no combate à violência escolar e ao bullying.

Após as palestras, os familiares dividiram-se em grupos para discutir os temas abordados nas exposições. Durante o encontro, os pais de alunos foram informados, também, sobre o calendário de atividades da escola e sobre as regras adotadas pela instituição.

Outra ação desenvolvida por mobilizadores da EMEF Padre Germano foi a exibição de faixas, durante a caminhada promovida pela Secretaria Municipal de Educação por ocasião das comemorações do Dia da Mobilização Social pela Educação, ressaltando a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos pelas famílias. 

As ações direcionadas às famílias foram ainda pauta das comemorações do aniversário da EMEF Padre Germano. Durante essa programação, educadores apresentaram aos alunos e pais a trajetória da escola e como ela tem buscado promover a interação escola-família-comunidade.

Instrumentos de mobilização utilizados

Cartilha MEC

Materiais da campanha "Educar é participar da vida escolar dos seus filhos"

Leia mais:

No site do PMSE

No Blog da Mobilização Social pela Educação

Folder                                                                                       Camiseta da campanha

Folder produzido pela SME de BagéCamiseta produzida pela SME de Bagé

A Secretaria Municipal de Educação de Bagé investiu na produção de adesivos, folhetos, camisetas e faixas para a campanha "Educar é participar da vida escolar dos seus filhos".

 

 

 

 

 

 

Agenda escolar

A agenda escolar foi produzida pela Prefeitura de Bagé e distribuída a todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Ela é usada pelos pais como um dos instrumentos de acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Resultados principais

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Bagé aponta como resultados das práticas locais de mobilização social pela educação a maior participação dos familiares na vida escolar dos filhos e uma maior conscientização de pais e educadores de que a educação de qualidade envolve um trabalho conjunto entre escola e família.

Perspectivas

O município pretende dar continuidade às atividades realizadas, conquistar novos parceiros, diversificar os instrumentos de mobilização e envolver um número maior de profissionais e de voluntários nas ações desenvolvidas.

Objetivos:
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal